Robert Rauschenberg, artista norte americano, é desconhecido para o público em geral, mas é sem dúvida um dos meus artistas favoritos e dos que mais influência a minha prática artística.  Assisti a este documentário da BBC, Robert Rauschenberg - Pop Art Pioneer e fiquei a conhecer bastantes pormenores que desconhecia da sua vida pessoal e carreira artística 
É surpreendente como um homem mantém a sua prática artística durante quase seis décadas, a um ritmo frenético e constantemente reinventado o seu trabalho. A partir do nada, do lixo e do encontrado nas ruas consegue fazer arte que espelha a sua época. Esta é umas das características que mais aprecio na sua obra e a qual tento reproduzir. Um olhar bastante atento e crítico ao que o rodeava, descrito como uma pessoa alegre e extrovertida, que consegue transpor para as suas obras. Proporcionou uma grande reinvenção e questionamento da pintura assim como da transtextualidade intermedia.  
Com obras em materiais bastante diversificados, onde não havia uma hierarquia de matérias, desde caixas de cartão a ouro, tudo podia ser arte. O mundo era uma tela gigante para Rauschenberg. 
   

Comentários