A Histeria em torno da poluição plástica

















Recentemente muito se tem falado sobre a poluição do plástico, dos efeitos poluidores que tem, do prejudicial que é para a nossa saúde e da ameaça à vida marinha por grande parte desses resíduos acabarem no mar. Palestra de sensibilização, manifestações, artigos, exposições, ativistas e influencers tem sido de diversas formas que este assunto tem vindo a ser abordado. Pois então, depois de algum tempo a ouvir abordar o tema e das "soluções" e "alternativas" para salvar o mundo da destruição da praga do plástico, mas também por ponderar alterar o meu estilo de vida em detrimento do uso do plástico, fui investigar o que se passava antes de agir. 
  
Pois bem, é um problema sério, mas não o principal a ser tratado. Não da forma que é apregoada que temos de nos opor ao uso de plásticos descartáveis e abolir o uso de palhinhas assim como substituir o plástico por outros recursos.  
  
O burburinho recente que se gerou em torno do tema deve-se à série documentário Blue Planet II da Netflix que mostrava o impacto da poluição dos plásticos na vida marinha. Contudo trata-se de um documentário que não aborda todos os pontos de vista da questão do problema o que leva a uma desinformação que os cria falsas opiniões assentes em poucas premissas. Deste modo criou-se mais um fenômeno como o causado pelo documentário Cowspiracy. 
  
O problema não está no plástico, mas no consumo excessivoquando tomamos a decisão consciente de alterar os nossos hábitos de consumo substituindo um produto por outro, temos que considerar o impacto ambiental do produto que vamos utilizar como substituto. Como explicado, no caso do plástico, a mudança pode ser pior para o ambiente quando optamos pelo papel, bambu, algodão, vidro, metal, etc. Se queremos mesmo ajudar o ambiente, a melhor forma não será a substituição, mas a redução do consumo. 
  
  
Deste modo, melhor do que eu falar sobre o problema, porque não detenho assim muito conhecimento sobre o assunto, deixo aqui dois links para uns artigos bastante interessantes que li sobre o assunto. Investigar os vários pontos das questões é sempre importante. 


Poluição plástica: Mais factos e menos histeria de Dr. João Júlio Cerqueira




We Wont Save the Earth With a Better Kind of Disposable Coffe Cup de  George Monbiot





Comentários